Seja bem-vindo ao Leiobooks

Páginas

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Dicas para conservar seus livros

15:59
Bom, creio que todos aqueles que estão lendo esta postagem agora tem uma certa paixão pela leitura. E não existe nada pior para alguém que ama ler do que  ver seus livros ficando desgastados, com suas páginas amareladas e ficando com uma aparência de livro de sebo.
Pensando nisto eu resolvi postar algumas dicas para conservação de livros que eu encontrei no site da editora Universo dos Livros.

Bora conferir as dicas:

Lembre-se que o livro deve ser constantemente manuseado. O simples ato de virar as páginas oxigena o material, evita a acumulação de microrganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem ressecadas e quebradiças;
Comentário: Hum Dificil! Eu raramente leio um livro duas vezes, a não ser que eu goste muito mesmo! E fala sério, ficar folheando livros? #mearranjetempoporfavor

Não guarde os livros acondicionados em sacos plásticos. Isto impede a respiração adequada do papel;
Comentário: Ahh eu fazia isto, mas dava muito trabalho colocar os livros em plásticos, principalmente a parte de cortar um monte de pedacinhos de durex pra lacrar o plástico (tá isso me cheira a preguiça)

Faça uma vistoria e limpeza anual. Retire todos os livros, limpe-os com um paninho seco. Depois limpe a estante com um pano úmido. Mas, evite passar produtos fortes, já que seus resíduos podem infiltrar no papel;
Comentário: Uma vez por ano? Só não faz isso quem tem muita preguiça! Passe um Veja e mande a neura da limpeza embora!

Deixe sempre um espaço entre estante e parede, pois a parede transmite umidade aos livros. E a umidade traz fungos;
Comentário:  Anotado!

Estantes de metal são preferíveis do ponto de vista da conservação dos livros;
comentário: Ahh fala sério! Estantes de madeira são muito mais chiques!

Não use clipes como marcadores de páginas. O processo de oxidação do metal mancha e estraga o papel;
Comentário: Bom pessoal, pra isso existem aqueles marcadores que vocês pegam de monte na Saraiva e depois trocam no Skoob, fora aqueles que vocês ganham nos blogs neh?

Ao tirar um livro da prateleira, não o puxe pela parte superior da lombada, isso danifica a encadernação. O ideal é empurrar os volumes dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da lombada;
Comentário:  Sofisticado demais, mas livros são livros e vale o esforço.

Ao ler um livro, evite abri-lo totalmente, como por exemplo, em cima de uma mesa. Isto pode comprometer a estrutura de sua encardenação;
Comentário: Anotado

A melhor posição considera a ideal para um livro é a vertical. Livros maiores devem ter prateleiras específicas para isso. Em último caso deixe-os horizontalmente, tomando-se o cuidado de não sobrepor mais de 3 volumes;
Comentário: O que fazer então quando não tem mais espaço?
Simples, compre mais estantes ou coloque prateleiras na parede do seu quarto.

10ºNão utilize fitas adesivas tipo durex e fitas crepes, cola branca (PVA) para evitar a perda de um fragmento de um volume em degradação. Esses materiais possuem alta acidez, provocam manchas irreversíveis no local aplicado.
Comentário:  Sem comentários... vou ali vender meu livro num sebo e depois comprar um novo que é mais fácil! 

Bricadeira!
Espero que tenham gostado das dicas!

 

Texto integral você encontra aqui.

11 Resposta para “Dicas para conservar seus livros”

Bruno M disse...
13 de janeiro de 2011 16:27

Já sabia das dicas, mas é sempre bom relembrar!
mas a número 7 é impossível de eu seguir. IUEHIUEHIUE


Lucas disse...
13 de janeiro de 2011 18:56

muuito boas essas dicas, anotei todas!!!
Abraços!


Thaís Varine disse...
14 de janeiro de 2011 09:50

Adorei as dicas, mas tem algumas que fica dificil se lembrar na hora... hehehehe
Adorei seu blog!
Já estou seguindo


Caroline Juliane Bonifácio disse...
14 de janeiro de 2011 10:05

Chriss! Adorei as dicas! Admito que não conhecia muitas e fazia algumas coisas beeem erradinhas hehe" Vou mudar meus abtos !
Beijoos
Carol {SobreUmLivro}


Dieison disse...
14 de janeiro de 2011 15:55

Ótimas dicas.
Tá tudo anotado!


Luiz Silva disse...
15 de janeiro de 2011 00:40

Acho que já vi esse post em algum lugar!!
Excelentes dicas!!


Abraço



Luiz Silva
blogueiroleitor.blogspot.com


Nine Stecanella disse...
15 de janeiro de 2011 07:42

Muito bom esse post informativo. É sempre bom saber uma dica a mais pra cuidar dos livros!

@nine_stecanella
http://janinestecanella.blogspot.com/


Natália Puga disse...
15 de janeiro de 2011 17:42

ah, eu já tinha lido esse texto! Sigo quase tudo, menos a parte de usar uma prateleira de metal, acho super feio :x


Matheus Goulart disse...
16 de janeiro de 2011 14:13

OI pessoal do Leiobooks!

Nunca que eu ia saber que tinha de manusear o livro. Passar veja na estante... Bem, pra qualquer coisa está tudo anotado!


Grandes Abraços!
Comenta lá?! Tá valendo prêmio (Livro + Marcadores + Livretos)
www.bobagenselivros.blogspot.com


Hellen Christine disse...
17 de janeiro de 2011 07:25

Oi, passei para agradecer sua visita no Hellen's Stuffs. Volte sempre! Também gostaria de elogiar seu blog, que me pareceu bastante diferente. Gostei bastante desta postagem.
Já estou seguindo!

Abraços

H.C.C.Reis
www.hellenstuffs.blogspot.com


João Paulo disse...
17 de janeiro de 2011 17:51

ahah, muito boa as dicas!

tem algumas meio sem noção, mas tudo bem!

J.
-theeaterofbooks.blogspot.com


Postar um comentário

SEGUIR

Quem sou eu

Minha foto
Estudante de Direito. 18 anos. Amo música, filmes e adoro The Vampire Diaries. E além disso, sou simplesmente apaixonado por livros

Postagens populares

 

Leiobooks Copyright © 2010 Blogger Templates