Seja bem-vindo ao Leiobooks

Páginas

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Resenha - JOGOS VORAZES

10:25
Título: Jogos vorazes
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 397
Nota: 10
Comprar: Saraiva  Submarino

Sinopse: Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?




Bom, primeiro eu preciso dizer que eu não esperava uma história tão excelente quanto a que a do livro Jogos Vorazes é.
Eu conheci o livro através de blogs literários, simplesmente porque a divulgação desse livro, ao meu ponto de vista, foi baixíssima. Mas graças a alguns blogs eu pude conhecer o livro Jogos Vorazes.
No entanto havia um grande impedimento para que eu lesse este livro, que foi o preço. A Saraiva, porém, me deu um mega desconto e comprei sem pensar duas vezes o livro Jogos Vorazes. Preciso dizer que não me arrependi nem um pouco e se precisasse pagaria o preço normal (se eu tivesse dinheiro é claro).

Bom, deixando de enrolação, vamos à história!

Jogos Vorazes é um reality show e mais do que isto, é um lembrete aos 12 distritos de que não ninguém pode se levantar contra a Capital e sair ileso disto.
Você deve estar se perguntando quem são estes distritos e quem é esta Capital?
Bom, os doze distritos são como cidades que estão sob o comando da Capital, que é a capital de Panem, um lugar que antes havia sido a América do Norte.
Todos os anos, a Capital escolhe dois tributos de cada distrito, uma garoto e uma garota, para participar dos Jogos Vorazes, e os tributos terão de se enfrentar, ou melhor terão que matar um ao outro até que sobre apenas um vencedor. E a capital faz isto exatamente para mostrar para os distritos quem é que manda na parada!
E é ai que entra Katniss, a protagonista do livro.
Katniss não esperava ser escolhida para participar dos Jogos e realmente não foi. No entanto sua irmã mais nova acaba sendo escolhida para participar e então Katniss se voluntaria para entrar nos Jogos no lugar da irmã. Junto dela um garoto chamado Peeta é escolhido para entrar nos Jogos representando o distrito 12.

Depois de escolhidos os tributos, os Jogos ainda não começam. Se engana quem pensa que eles são jogados como indigentes numa selva para se enfrentarem!
Após serem escolhidos eles acabam se tornando celebridades, dão entrevistas, e tudo pra quê? Para entreter os moradores da Capital! E mesmo sabendo que terão de enfrentar a morte, os tributos devem agir como se estivessem entrando para o Big Brother Brasil!
Com certeza é impressionante a maneira como as pessoas envolvidas na preparação dos Jogos e até mesmo os moradores da Capital reagem aos Jogos Vorazes. Na verdade não reagem, eles simplesmente ignoram tudo!
Impressionante também é ver alguns tributos que se voluntariam para entrar nos Jogos apenas para se tornarem famosos, esses são os chamados Carreiristas. E é nessas horas que eu me pergunto: Como pode alguém entrar num jogo, arriscando a própria vida, apenas para se tornar famoso?

Eu fico matutando aqui, imaginando como a autora Suzanne Collins teve uma ideia tão genial quanto esta, e além de ter esta genial ideia, ela escreve de forma surpreendente, ao contrário  de muito autores que tem ideias geniais e no entanto escrevem muito mal.

O livro me lembrou um filme que assiste chamado Os Condenados, que é um excelente filme e assistindo a ele dá pra ver um pouco do que os tributos passaram nos Jogos Vorazes.

Se existe algo neste livro que eu não posso, de maneira alguma deixar de falar, é o romance. Eu fico enjoado só de ver personagens melodramáticos, e para minha alegria (e de muita gente), a autora Suzanne Collins soube colocar romance na medida certa neste livro e isto porque ela alterna entre momentos de aflição, de morte e momento de  romance.

Precido também dizer algo sobre alguns personagens
Peeta: ele é um personagem que surpreende bastante os leitores; na verdade no princípio se tem o conceito de que ele é um personagem bem fraquinho e irrelevante, mas não é, e vocês vão saber porque eu digo isso ao lerem o livro. Posso adiantar que ele é o responsável pela parte romântica da história.
Katniss: eu amei a Katniss, simplesmente por ela ter uma personalidade forte, e ser totalmente confusa quando o assunto é amor!


Por fim, aqui vai uma dica: Leia Jogos Vorazes o mais rápido possível!

0 Resposta para “Resenha - JOGOS VORAZES”

Postar um comentário

SEGUIR

Quem sou eu

Minha foto
Estudante de Direito. 18 anos. Amo música, filmes e adoro The Vampire Diaries. E além disso, sou simplesmente apaixonado por livros

Postagens populares

 

Leiobooks Copyright © 2010 Blogger Templates